19 de novembro de 2010

Sobre resenhas...

"Antes de ler qualquer livro, sempre, leia as resenhas!"

Dica que recebi, gostei e repasso.

É difícil chegar a um consenso sobre o que é resenha. Parece que cada professor no rumo acadêmico da nossa vida entende resenha de uma forma diferente.

A ABNT existiria para dar fim a esses conflitos, mas nunca vi nada menos acessível e elitizado do que as normas ABNT.

Resenha nao é resumo.
Resenha é resumo crítico.
Resenha é somente aquilo que já foi publicado em revista científica.
Resenha é...
e por aí vai.

Se nem posso dizer exatamente o que é resenha, então O QUE PRETENDO AQUI?!
Tentarei responder.

Primeiro, gosto de ler.
Mas, depois de um certo volume de informação, a cabeça vira uma verdadeira pândega. Dezenas de livros, ideias, fontes, assuntos... tudo gritando na mente a cada vez que se discute certo assunto. Surgem as "auto-perguntas": quem disse isso mesmo? Onde foi que eu li isso? Será que eu li isso? ...
Organizar não é tarefa fácil. Exige uma busca constante de novas técnicas e formas de adminstrar essas informações. Entre elas, as que mais gostei e aplico são:

> Mind Maps (análise) Durante a leitura. Ajuda a organizar e relacionar as informações de forma visual. Permite uma releitura muito rápida das principais ideias do livro a qualquer momento.

> Resenhas (síntese) Depois da leitura. É como espremer o cérebro para não desperdiçar nenhuma ideia e melhor aproveitar o tempo dispensado na leitura da obra. E me serve para melhorar a articulação dos argumentos em forma de texto escrito. (Pois é, não encaro resenhas como método de tortura dos professores com os alunos, mas já encarei dessa forma.)
 
E o método das minhas resenhas?
 
Não sou um mestre resenhador (ainda). Sofro muito para montar um texto, ele não sai naturalmente ou por dom divino. Mas quem sabe a prática torne esse processo menos doloroso. E se é dificíl um concenso sobre O QUE É a resenha, mais ainda sobre como fazer.
Tentarei seguir métodos mais científicos (baseado nas que leio de revistas cientificas), mas algumas serão somente comentários mal-tecidos dos aspéctos que mais me marcaram na obra. Deixo claro que me dou liberdade para fazer as resenhas da forma que melhor me aprazer.

Segundo, por que não compartilhar?
Se gosto de ler resenhas antes de ler livros, e as leio, é porque alguem as compartilhou. Então sigo a regra de ouro "faça aos outros o que gostarias que fizessem por ti".

Terceiro, sem críticas nao há progresso.
Desejo ardentemente receber críticas e sugestões. Tanto sobre a forma de escrever quanto sobre o conteúdo; também dicas de como melhor me organizar, métodos de estudo, leitura, arquivamentos e etc.

[Sendo franco, talvez ninguém nem mesmo leia meus textos, muito menos critiquem, mas por que não tentar, hein?]

Leitores sobreviventes até esta última linha, eu vos agradeço muitíssimamente a atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário