6 de janeiro de 2011

HP 1 - Harry Potter e a pedra filosofal

RESENHA
Everson Alencar
31/12/2010
HP 1 - Harry Potter and the Sorcerer's Stone
Johane K. Rowling
e-Book
Editoras:
Bloomsbury, 1997 (UK)
Scholastic, 1998 (USA)
Rocco, 2000 (BR)

"There is no good and evil,
there is only power
and those too weak to seek it..."
Quirrell (personagem), capítulo XX, HP 1.

A série do pequeno bruxo Harry Potter conquistou o mundo. O livro já foi traduzido para mais de 67 línguas. Como tudo que faz sucesso, gerou críticas e incitou polêmicas. Muito criticado por religiosos, curiosos, críticos literários, etc. Esse é o primeiro livro da série, são 7 no total, um para cada ano escolar do Harry.
O livro começa na rua Privet Driver nº4. Uma casa ordinária, numa rua ordinária e com uma família desagradável. Mas, o dia é especial. Bruxos comemoram secretamente a derrota do maior vilão dos últimos séculos, Lord Voldemort. O vilão matou James e Lílian Potter (pais de Harry), entretanto, ao tentar matar o menino algo inexplicável aconteceu e o vilão sumiu. O herói, com um ano de idade e órfão, é deixado na porta da casa dos tios, A família Dursley.
Dez anos mais tarde, no 11º aniversário de Harry, que vivia uma vida miserável nas mãos dos tios intolerantes e preconceituosos e sem saber nada sobre o quão famoso e especial ele era no mundo dos bruxos, é convocado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os tios tentam impedir Harry de receber as cartas de convocação, Uncle Vernom chega aos limites da sanidade quando resolve esconder a família numa ilha isolada. Mesmo assim, Hagrid ( o guarda chaves de Hogwarts) vai pessoalmente entregar a carta e ajuda Harry a comprar o material de estudo em um beco mágico de Londres, o beco diagonal.
Destaca-se o contraste entre os dois mundos de Harry, um em que ele é desprezado e outro em que ele é uma celebridade. Da noite pro dia a vida de Harry é invadida de novidades mágicas e surpreendentes.
Harry ainda tem que encontrar a plataforma 9 ¾, e para isso tem que ter fé para atravessar uma parede de tijolos entre a plataforma 9 e 10 da estacao de londres. Na escola, Harry passa pelo chapéu seletor e é direcionado para a escola de Grifinória. Mas, nem tudo é festa. No mesmo ano que em um mundo mágico se abre à vida de Harry ele também se vê envolvido em uma trama complexa da luta entre o bem e o mal. Existe uma substancia química, a pedra filosofal, que é o elemento chave para transformar metal em ouro e para produzir o exilir da vida. Ou seja, é a chave para a riqueza e a eternidade. E existem forças sombrias tentando roubar essa pedra que foi trancada a 7 mágicas no corredor do 3º andar de Hogwarts.
O bruxo Harry e seus novos amigos se  vêem desafiados a tomar partido nessa luta. Para isso eles têm de escolher entre quebrar as regras da escola, podendo ser expulsos, ou ficar inertes diante da situação.
Se é que o livro tem alguma pretensão de discutir assuntos mais profundos, pode-se dizer que o tema desse primeiro livro gira em torno do clássico dualismo do bem e do mal.  Destacando-se a frase de Quirrel no capítulo “X”, “Não existe o bem ou o mal, existe apenas o poder e os que são muito fracos para procurá-lo”. Voldemort não morreu, mas também não tem força para atuar sozinho. Ele representa o próprio mal e depende de pessoas como Quirrel para se materializar e atuar no mundo. Mas, sempre, têm pessoas dispostas a atuar do lado da maldade, seduzidas pela promessa de poder, riquezas e outras vantagens.
Outro assunto que se destaca é a questão da eternidade e da morte. Destacando-se a frase de Dumbledore sobre seu amigo Nicolas Flamel não ter mais acesso ao exilir da vida, “”.
E também chama a atenção o prejulgamento que os heróis fazem do professor Snape. Eles têm certeza que o professor esta tentando roubar a pedra filosofal. E a percepção deles, ao longo de todo o livro, encontra elementos que corroboram com essa opinião. Mas no final, prova-se que acontecia exatamente o contrário.
E por fim, o livro destaca o poder do amor. Quando o professor Quirrel, dominado pelo espírito de Voldemort, tenta matar Harry ele não consegue, pois a magia do amor de sua mãe foi tão forte que é insuportável para as forças do mal ultrapassá-lo.
Depois de se provar mais do que celebridade, mas também um verdadeiro herói, Harry tem agora que voltar para a casa dos Dursley, seu mundo não mágico, e passar os 2 meses do verão para depois voltar para mais um ano letivo em Hogwarts, onde mais aventuras os esperam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário